Porque a Hipnose pode Ajudar na Aprendizagem
Já fazem mais de 30 anos que o cientista búlgaro, Dr. Georgi Lozanov, propôs através de suas pesquisas, um conceito chamado Sugestopedia. Por muitos anos, Lozanov tem sido conhecido como o o “pai da aprendizagem acelerada” por conta dos seus estudos e propostas inovadoras de como acelerar o processo de aprendizado através do que chamou de sugestologia, sugestopedia e psicoterapia integrada. A sugestopedia nasceu como um experimento do uso da sugestologia em pedagogia.
A teoria central da “Suggestopedia” é a aplicação de sugestões positivas no processo de ensino. Porém, esta teoria evoluiu para um modelo muito mais amplo, e ao ser melhorado, o foco passou a ser considerado em todo o processo de aprendizado. Ainda assim, o fato de que o uso de sugestões são consideradas, é comum haver confusão entre sugestopedia e hipnose. Entretanto, por mais que as bases sejam a sugestão, há diferenças no processo de produção e condução de cada uma das metodologias e técnicas.
Como objetivo, de forma geral, o núcleo central que oferece compatibilidade entre hipnose e sugestopedia é justamente a força e o poder das sugestões. O benefício de uma boa sugestão é a estrutura principal dos processos de mudanças através da hipnose, e entre outras coisas é por isso que eu considero os recursos da hipnose educacional como uma alternativa excelente na promoção de aprendizagem acelerada.
Em um outro artigo onde explorei a Hipnose Educacional como uma ferramenta para facilitar uma aprendizagem mais rápida e efetiva, tratei de apresentar a ideia da hipnose como técnica que pode ajudar e facilitar, mesmo não sendo um elemento ou ferramenta essencial, o processo de aprendizagem. Portanto, gostaria de explorar aqui, detalhes sobre como a hipnose pode ajudar na aprendizagem, de forma efetiva.
Dentre os vários tipos de problemas relacionados à aprendizagem, alguns deles que quero destacar são:
– A transitoriedade daquilo que aprendemos.
– A falta de atenção e perda de foco.
– A ansiedade nos momentos críticos de recuperação de conteúdos de aprendizagem.
O problema da transitoriedade, conforme descrito pelo psicólogo americano, Daniel L. Schacter, da Universidade de Harvard, em seu livro “Os 7 pecados da memória”, passa por uma ideia central de que existe uma deterioração da memória ao longo do tempo, principalmente a memória episódica. Este tipo de memória é aquela que envolve eventos, por exemplo, e estes tendem a ser eventos autobiográficos que podem ser lembrados conscientemente. Assim, através da memória episódica podemos lembrar “daquilo que fizemos no verão passado” 🙂
O fato é que recordamos melhor os eventos mais recentes em comparação com aqueles que já estariam guardados em nossa memória longa, talvez em um momento do passado que parece até distante. Segundo o Dr. Schacter, todas as vezes que buscamos recuperar memórias, estas são reprocessados e consequentemente alteradas em algum nível. Na hipnose, sempre que recorremos à recuperação de memórias ou o que chamamos de hipermnésia, abrimos a oportunidade de que a pessoa quem experimenta tal lembrança, possa na realidade fazer uma “regressão de memória” ou até à “vidas passadas” (aqui menciono a pratica de hipnoterapeutas, independente de qualquer cunho religioso ou de crenças).
É nesse exercício de recordar coisas que aparentemente estão esquecidas que a hipnose pode ser um mecanismo extremamente útil. Obviamente, tomando os cuidados necessários para evitar ao máximo contaminar as memórias com elementos ou ruídos que possam provocar qualquer tipo de falsas memórias. Ainda assim, não há garantias de que a memória ou conteúdo recuperado e dito pela pessoa que para pela experiência da hipnose seja 100% real ou verdadeiro; para isso seria necessário checagem e validações. Entretanto, quando o objetivo é aprendizagem acelerada, a memória ser real ou criada, não deveria fazer diferença, e aqui algo que é altamente recomendado seria fazer uso de estratégias, técnicas e métodos. Por exemplo, ao usar técnicas mnemônicas, como o Palácio da Memória, isso ajuda a diminuir esta limitação.
O Palácio da Memória é basicamente a criação de um caminho, uma jornada, e assim saber mentalmente cada momento nesta jornada. Esses momentos são os locais onde colocamos as informações e conteúdos que queremos memorizar. O elemento chave nessa técnica é conectar os momentos através da jornada, e para o aprendizado seria fazer uso de gatilhos que disparem a recuperação de cada uma dessas memórias.
Um outro elemento que citei antes foi o problema de falta de atenção e perda de foco que muitas pessoas sofrem ao tratarem de estudar algum conteúdo. Para vencer essa barreira, além do uso da hipnose para treinamento do foco de atenção, porque ao fazer uso dos nossos sentidos ampliamos a nossa capacidade de estruturação do processo de aquisição de conhecimento, e uma técnica simples é o casamento de visualizações e sugestões positivas. Como algo complementar, e afim de diminuir a distração, uma recomendação é usar anotações e métodos esquemáticos como por exemplo os mapas mentais. Porque quando fazemos a categorização do conteúdo estudado ou à ser aprendido, é importante considerar que para a memória o ideal é tratar de respeitar uma certa hierarquia e compartimentalização dos conteúdos.
A hipnose faz uso de recursos de multi-tarefa em algumas técnicas, porém a ideia é que no processo de aprendizagem em si, é melhor evitar multi-tarefa e adotar uma postura sequencial e repetitiva.
Outra forma de usar a hipnose é conseguindo através do estado de relaxamento adequado, respostas do inconsciente e ideomotoras. Para diminuir ou até eliminar a ansiedade, entrar e estar em hipnose, por si só já livra temporariamente a pessoa da ansiedade. A hipnose ajuda a resgatar estados de excelência, diminuir a ansiedade e consequentemente criar o ambiente adequado para aprender mais rápido e melhor. Penso que você já pode notar que a hipnose pode ajudar na aprendizagem de diversas maneiras e em vários aspectos.
Portanto, o meu convite para você é que durante sua jornada de aprendizagem, seja de qualquer conteúdo ou habilidade, identifique aqueles problemas que são os que podem causar o maior impacto e trazerem o maior retorno para sua aprendizagem, considere a hipnose ou auto-hipnose como recurso para diminuir sua ansiedade e te ajudar a direcionar seu foco e atenção; depois repita este ciclo novamente e seus resultados serão excelentes!
By Fábio Carvalho
Autor dos livros “Reflexões de um Hipnólogo”, “Como se fosse” e “Hipnose & Aprendizagem Acelerada” (no prelo). Executivo em consultoria de negócios e gestão de pessoas, com MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e especialista em Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual pela Universidade do Chile. Atual presidente do National Guild of Hypnotist – North Texas Chapter, foi presidente da Sociedade Brasileira de Hipnologia, e é instrutor credenciado da International Hypnosis Federation, membro certificado pela American Board of Hypnotherapy, International Hypnosis Association, Asociación Internacional de Hipnosis Clínica y Experimental, entre outras entidades.
Contatos com o autor: fabioac.com
REFERÊNCIAS:
• Memória episódica. (2017). Pt.wikipedia.org. Retrieved 12 April 2017, from https://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_epis%C3%B3dica
• Suggestopedia. (2017). En.wikipedia.org. Retrieved 12 April 2017, from https://en.wikipedia.org/wiki/Suggestopedia
• CARVALHO, Fábio Augusto de, Reflexões de um Hipnólogo: Hipnose e mudanças positivas, 2016. 1a Edição.
• CARVALHO, Fábio Augusto de, Hipnose e Aprendizagem Acelerada. (No prelo).
• SCHACTER, Daniel L., Os sete pecados da Memória: O pecado da transitoriedade. Ed. Rocco, 2003.
• LOZANOV, Georgi. Suggestology and Outlines of Suggestopedy. Gordon and Breach Science Publishers, 1978.
• UNESCO. Suggestology and Suggestopedia: theory and practice, Working Document. Sofia: Unesco, 1978.