Descrição
Currículo das autoras:
Fabiana Kauark
Pedagoga; Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Autonôma de Assuncion, Doutoranda em Ciências Humanas pela Universidade de JAEN- Espanha. Especialização em Psicopedagogia, atua na Clinica Ciel como psicopedagoga Clinica. Docente do IFES- Campus Vila Velha;Professora Visitante dos cursos de mestrado e doutorado na Universidade Americana PY. Docente de cursos de graduação e pós-graduação do Ensino Superior da UNIME (2007-2011), UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz (2003-05/2007) e FAM-Faculdade Montenegro de Educação (2001-2011). Atuou como coordenadora pedagógica e articuladora do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PROAÇÃO) da Prefeitura Municipal de Itabuna. Atua na formação de profissionais de educação e gestão organizacional, trabalhando com as temáticas: Motivação, Criatividade, Autoestima, Relações intra e interpessoal; Gestão e Qualidade Organizacional, Formação profissional e Formação Inicial de professores em espaços escolares e não escolares, Atua também nas áreas de Ensino e Aprendizagem e Metodologia Científica. Autora dos livros: “Professor e aluno motivado: isto faz a diferença” e “Motivação na prática pedagógica: competências e criatividade no processo de ensino-aprendizagem”; Metodologia da pesquisa: um guia prático; Qualidade é na Educação Básica: uma proposta de gestão estratégica para o processo de ensino e aprendizagem. Além de artigos em revistas especializadas de Educação e cadernos específicos de jornais.
Iana Muniz
Doutora e Mestra em Ciências da Educação UAA. Py. Mestra em Gestão European University, Suíça. Escritora A Neurociências e as Emoções do Ato de Aprender: Quem não sabe sorrir, dançar e brincar não deve ensinar. Educação Física Escolar; Uma interseção entre a práxis e os estágios desenvolvimento humano. Professores e Alunos Motivados: isso faz a diferença. Motivação no Ensino e na Aprendizagem: competência e criatividade na prática pedagógica. Profª da Univ. Americana-IPCP,FAM Asunción-Py, cursos de Doutorado e Mestrado Ciências da Educação em Neurociências, Teorias da Aprendizagem, Seminário Temático, Avaliação Educacional, Informática Educativa. Pós-Graduação da FAM, FTC, SEGMENTO e ISAL-Instituto Superior de Educação da América Latina, Psicopedagogia, Neuropsicologia., Psicopedagogia da Linguagem Ed. Física e Graduação em Pedagogia, PARFOR/ UESB/ UNEBCAPES. Ed. Especial , Antropologia Cultural, LIBRAS, Met.Trabalho Cientifico, Administração, Psicanálise e Ed. Física. Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Ed. Inclusiva, Psicanálise, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psic. da Personalidade, Psic. da Aprendizagem, Psic. da Administrativa e Psicogenética,Alfabetização em libras. Membro da banca de defesa de doutorado e mestrado, Examinadora de banca de cursos de Especializações. Coordenadora no curso de Psicopedagogia, Dir. do Dep. R.h do Jornal Diário do Sul Dir. de Expansão da Revista BELLAS. Colaboradora da revista DIRECIONAL.
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
Capítulo I
EDUCAÇÃO E PROFISSÃO DO PROFESSOR
1.1 Contextualizando a educação: o ensino e a
aprendizagem na prática pedagógica
1.2 Os saberes e a diversidade da formação
do professor-educador: os desafios atuais
Capítulo II
COMPETÊNCIAS DA DOCÊNCIA: UMA
REFLEXÃO CRÍTICA DO TERMO
2.1 Conceituando os termos competências e habilidades
2.2 A competência no contexto escolar
Capítulo III
COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS: Segredos e desafios
3.1 Criatividade: concepção e fundamentos teóricos
3.1.1 Criatividade no fazer pedagógico: uma competência necessária
3.2 Interdisciplinaridade aplicada à competência
3.3. A ética e o ser professor-educador:
valores e comportamento
3.4 Motivação no ensino e na aprendizagem
3.5 Estar motivado, ser criativo:
excelência na prática pedagógica
Capítulo IV
REVIVENDO E RECONSTRUINDO A PRÁTICA
4.1 Teorias? Práticas? uma via de mão dupla
4.2 Você está preparado para mudar?
4.3 Qual seria o perfil ideal de professor-educador?
4.4 Comunidade escolar: vencendo com excelência
4.5 A crise não passará!?
4.6 Problemas na sala de aula
4.7 Atitudes reprovadas
4.8 Olhar pedagógico: percepção humana
4.9 Tratar bem os alunos significa:
4.9.1 Atendimento ao aluno
4.9.2 Colocar-me no lugar do aluno é ter:
4.9.3 Como satisfazer o aluno?
4.9.4 Como encantar o aluno?
4.9.5 O professor é aquele que ouve mais e fala menos
4.9.6 Algumas sugestões para um bom
relacionamento com o aluno
4.9.7 Relato de experiência e as vivências
Capítulo V
LEMBRETES
5.1 (Re)significar sua prática
5.2 Identidade
5.3 Visão de futuro
5.4 Aparência
5.5 Postura e Elegância
DICAS I
6.1 Quando você não está na sala de aula,
o que você faz?
6.1.1 Na rua
6.1.2 No lazer
6.1.3 Nas compras (revistas, jornais, livros,
roupas, calçados, moradia, carros, pacotes
de viagens, utensílios domésticos e outros)
6.1.4 No cinema, no teatro, no concerto
e nos vídeos
DICAS II
7.1 A importância da comunicação
7.1.1 Acolhida
7.1.2 Linguagem
7.1.3 Cumprimentos
7.1.4 Combinados
7.1.5 Corrigir em público
7.1.6 Nota dez
7.1.7 Aplausos
7.1.8 Atestados médicos
7.1.9 Intimidade
Avaliações
Não há avaliações ainda.