Descrição
Currículo das organizadoras:
Fabiani Ortiz Portella
Pedagoga – Orientadora Educacional; Psicopedagoga; Mestre em Educação pela PUC-RS; Professora de cursos de Pós-graduação em Psicopedagogia; Presidente da ABPp – Seção RS.
Fabiane Romano de Souza Bridi
Educadora Especial; Psicopedagoga; Mestre em Educação pela UFRGS; Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre; Professora do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; Membro da Diretoria da ABPp – Seção RS.
Sumário:
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1
Aprender através dos tempos
Os tempos de aprender e aprender através
dos tempos – Bettina Steren dos Santos
Sobre o tempo e o aprender – Marisa Faermann Eizirik
Capítulo 2
O tempo de aprender na escola
Infância – Início de um aprendizado para toda
a vida – Laura Monte Serrat Barbosa
Educação Inclusiva: o tempo de aprender
na escola – Elaine Milmann
O tempo de aprender na escola –
diferentes perspectivas – Elza Adele Guerra Gobbi
Capítulo 3
O tempo no tratamento psicopedagógico
O tempo no tratamento psicopedagógico
– Albertina de Mattos Chraim
O tempo clínico em Psicopedagogia Terapêutica
– Dalva Rigon Leonhardt
Capítulo 4
O aprender
Atrasos maturativos e dificuldades de aprendizagem:
atualização teórica e dados clínicos
– Helena Vellinho Corso
O aprender em cena – Luciane Bonamigo Valls
O Tempo de Aprender da Criança Pequena –
Laura Monte Serrat Barbosa e Sônia Küster
Tempo de Aprender: O Explícito e o Tácito
– Evelise Maria Labatut Portilho e Maria Silvia Todeschi de Sousa
Terapia Cognitivo-Comportamental: Uma Nova
Perspectiva para a Psicopedagogia – Clara Geni Berlim
Consciência fonológica e alfabetização:
estratégias metafonológicas –
Sônia Maria Pallaoro Moojen
Capítulo 5
Relato de Experiência
A vida adulta em questão: pontos e contrapontos
– Denise Dalpiaz Antunes e Fabiani Ortiz Portella
Apoio psicopedagógico ao discente
– Fabiane Romano de Souza Bridi
Psicopedagogia e Arteterapia: a construção do
saber criativo – Vanessa Steigleder Neubauer e
Fátima Terezinha Lopes da Costa
A importância da relação afetiva entre professor
e aluno na construção do conhecimento: um desafio
para o século XXI – Maria Angélica Marinho dos Santos
Psicomotricidade relacional e Psicopedagogia:
o trabalho com uma criança com traços psicóticos
e autistas – Janine Taís Homem Palanques e
Mônica Pagel Eidelwein
Intervenção psicopedagógica em um caso de
trocas auditivas – Maria Luiza Quaresma Soares da Silva
e Sandra Regina kirchner Guimarães
Avaliações
Não há avaliações ainda.