Descrição
Currículo do organizador:
Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ(2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2002). Bacharel em Psicologia e psicólogo pela Universidade Santa Úrsula (2011). Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Helio Alonso (1982). Fonoaudiólogo pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (Uni IBMR -1978). Psicanalista com formação na Escola Brasileira de Psicanálise Movimento Freudiano e Psicomotricista educacional e clínico. Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. Atua como clínico na área de psicanálise com crianças, adolescentes e adultos; no campo fonoaudiológico e psicomotor atua com avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do desenvolvimento e da aprendizagem. É coordenador do curso de pós-graduação em Psicomotricidade na Educação e Saúde do IIBMR/ Laureate Universities desde 1992. Na área educacional e social, foi consultor, entre outros, da Fundação Gol de Letra (2007/2008), Fundação Projeto Rondon e vem desenvolvendo inúmeros trabalhos em saúde e educação em diversas áreas do Brasil por meio de instituições públicas (Secretarias Estaduais e Municipais e Ministério da Saúde) e privadas. O foco de estudos e pesquisas se situa no campo do Desenvolvimento, Psicanálise e Cognição, áreas da Saúde da Criança e do Adolescente. Publicou livros como autor e organizador e é autor de artigos em magazines, livros e revistas especializadas e indexadas, e de programas de TV na área da Saúde e Educação (TV Futura – Programa Viva Legal). A dissertação de mestrado teve como foco o brincar e sua relação com o desenvolvimento psíquico, sob uma perspectiva vygotskiana (área da Psicologia da Educação), com crianças institucionalizadas e não insititucionalizadas. A tese de doutorado investigou a construção e a função do conceito de fantasia em toda a obra freudiana e sua relação com o psiquismo e seus sintomas, a educação, a saúde, a sociedade e a cultura. Atualmente tem se dedicado a estudar e escrever sobre temas de Educação e Saúde, tais como, a agressividade na educação e na clínica da infância e da adolescência; a Psicomotricidade na Educação Infantil e na Saúde.
Sumário:
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
1 – A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA PSICOCINÉTICA À PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL
CARLOS ALBERTO DE MATTOS FERREIRA
2 – PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NA ESCOLA: AÇÃO DE CIDADANIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
JOSÉ LEOPOLDO VIEIRA
3- A PSICOMOTRICIDADE, ESSÊNCIA DA APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO ESPECIALIZADO
DAISY BARROS E DARCYMIRES DO RÊGO BARROS
4 – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO
ANA MARIA HEINSIUS
5 – A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
KELLY PINTO
6 – BRINCANDO COM BEBÊS
SIMONI MARIA DOS SANTOS BELÉM
7 – PSICOMOTRICIDADE E EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL (QUATRO A SEIS ANOS)
SABRINA TOLEDO
8- O CORPO NA CRECHE: LINGUAGEM EM MOVIMENTO
MARIANA RONCARATI DE SOUZA ROCHA
9 – A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET NOS JOGOS DO PERÍODO
SENSÓRIO-MOTOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
YARA LACERDA
10 – UM BREVE ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA ESPACIAL: PONTO DE ENCONTRO ENTRE A CORRENTE EDUCATIVA EM PSICOMOTRICIDADE E A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
ADRIANA EIRAS DIAS DE OLIVEIRA JORGE
11- A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INTEGRANDO A APRENDIZAGEM UTILIZANDO A PSICOMOTRICIDADE COMO UMA PROPOSTA DE TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
JACIRA CASCIANO DA COSTA
12- O JOGO NA ADOLESCÊNCIA: DO PRAZER À CONSCIÊNCIA DE SI
LÚCIA MARIA FALCÃO DE OLIVEIRA NUNES
13- O JOGO NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE E NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA
FELIPE PITARO RAMOS E LEANDRO DE ANDRADE NEVES
14- ATIVIDADE LÚDICA COMO FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
NORMA MARIA DA PENHA
15- O OLHAR PSICOMOTOR NA PRÁTICA DA NATAÇÃO INFANTIL
CLÁUDIA QUEIROZ E NÁBIA BOKEHI BONANNO
Avaliações
Não há avaliações ainda.