Descrição
Currículo do autor:
GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA é professor da UFPR – Universidade Federal do Paraná. É autor de mais de 30 livros na área de educação. Já trabalhou em todos os estados brasileiros como palestrante. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB, órgão ligado à CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. É formado em Educação pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo. Fez mestrado na UFPR – Universidade Federal do Paraná e doutorado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como orgulho o fato de ter sido professor, por nove anos, nos cursos de educação infantil e de alfabetização. Porém seu maior desafio foi ser palestrante e professor em Moçambique, na África, em fevereiro de 2011 – ofício que mudou sua trajetória profissional.
Sumário:
Apresentação
Teorias e Conceitos
O que é psicomotricidade?
Quem é psicomotricista?
Quais são suas áreas de atuação?
Qual é a clientela atendida pelo psicomotricista?
Em que mercado de trabalho o psicomotricista atua?
A construção de ambientes educativos na multiplicidade dos espaços
Formação do Psicomotricista Escolar
O bicho papão de nossos dias: reflexões sobre o medo nas relações educacionais
Coordenação Motora Ampla
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora global
Em papel
Com tintas
Com sucatas
Com brincadeiras infantis
Com bolas
Coordenação Motora Fina
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina
Em papel
Exercícios práticos para desenvolvimento da coordenação visório-motora
Com tintas
Com sucatas
Brincadeiras infantis que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina
Com bolas
Massa de modelar para atividades que auxiliamo desenvolvimento da coordenação motora fina
Brincadeiras que auxiliam o desenvolvimento da coordenação visório-motora
Lateralidade
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da lateralidade
Em papel
Com tintas
Com sucatas
Com brincadeiras infantis
Desenvolvimento da Percepção Musical
Definição
Tipos de música que podem ser trabalhadas na escola
Instrumentos que podem ser construídos com sucata
Atividades que podem ser desenvolvidas a partir da música
Desenvolvimento de Percepção Olfativa
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção olfativa
Desenvolvimento de Percepçao Gustativa
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção gustativa
Desenvolvimento de Percepção Espacial
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção espacial
As brincadeiras infantis que são ricas em conteúdos relacionados ao espaço
Desenvolvimento de Percepção Temporal
Definiçao
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção temporal
Desenvolvimento da Percepção Corporal
Definição
Atividades lúdicas e brincadeiras infantis que auxiliam o desenvolvimento da percepção corporal
Seriação e Classificação
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da seriação
Brincadeiras e Jogos Infantis
Trabalhar a ansiedade
Rever os limites
Reduzir a descrença na autocapacidade
Diminuir a dependência e possibilitar a autonomia
Aprimorar as coordenações motoras
Melhorar o controle segmentar
Desenvolver percepção de ritmo
Aumentar a atenção e a concentração
Desenvolver antecipação e estratégia
Ampliar o raciocínio lógico
Desenvolver a criatividade
Perceber a socialização e a coletividade
Expressão corporal e teatro para séries finais e ensino médio
Definição
Atividade que auxilia o desenvolvimento da expressão corporal
O teatrinho escolar: um sério problema a ser superado
Projeto: vagamundeando pelos textos dramáticos
Apresentação do projeto
Justificativa e delimitação do projeto a ser executado na escola, na sala de aula
Nível de aproximação
Nível de estruturação
Nível de criação
Nível de experimentação
Nível de forma e conteúdo
Por onde devemos começar o trabalho com textos dramáticos na sala de aula?
Cenário
A biografia do autor
A linha filosófico / política da época da produção
Quais são os elementos essenciais de um texto dramático?
rubrica
Intensidade das falas/ ou falta delas
Caracterização das personagens
Elementos cênicos
Há divisões, fases, diferenças e outros aspectos a serem previamente considerados antes do início do trabalho com textos dramáticos?
Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas
O argumento
O roteiro
A construção da tessitura
Exercícios de controle textual
Avaliações
Não há avaliações ainda.