Descrição
Currículo da autora:
Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre e doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora na área da Educação Inclusiva abrangendo a formação de professores e a gestão educacional.
Sumário:
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
1 – RETOMANDO DITOS SOBRE O AUTISMO
1.1 Origem da palavra
1.2 Kanner – o início dos estudos
1.2.1 Autismo versus Esquizofrenia
1.3 Outros pesquisadores
1.3.1 Autismo e deficits cognitivos
1.3.2 Psicogenicidade versus Organicidade
1.3.3 Conceito atual do Autismo
1.4 Critérios internacionais para o diagnóstico do autismo
1.4.1 O Autismo no Brasil
1.5 Hipóteses causais
1.5.1,Condições clínicas associadas ao Autismo
1.5.2 O Autismo em 50 anos de estudo pela Ciência
1.6 O desenvolvimento da pessoa com autismo
1.6.1 Temple Grandin: a história de uma autista
1.6.2 O exemplo de Jerry
1.6.3 Compreendendo o Autismo e suas especificidades
1.6.4 As dificuldades com os deficits de comunicação e linguagem
Concluindo
2 – REVISANDO A HISTÓRIA E OS CONCEITOS DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA PESSOA COM AUTISMO
2.1 A educação da pessoa autista na educação especial
2.1.1 Uma concepção de educação centrada no deficit e na doença
2.1.2 Marx e a concepção de homem e sujeito
2.1.3 A história se repete com os autistas
2.2 Os estudos da análise do comportamento e a modificação do comportamento no trabalho com autistas – uma forte tendência
2.2.1 Desenvolvimento e aprendizagem
2.2.2 Behaviorismo e Autismo
2.3 O programa TEACCH e a modificação do comportamento
2.4 Comunicação, autismo e linguagem
2.4.1 A presença do condicionamento no programa TEACCH
2.4.2 Vigotsky e a participação do outro no processo de aprendizagem
Resumindo
3 – VIGOTSKY E AS BASES CONCEITUAIS PARA A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM
3.1 As contribuições de Lúria para a linguagem
3.2 O desenvolvimento da atividade consciente do homem segundo o Marxismo
3.3 A atividade consciente do homem e a linguagem
3.4 Pensamento e Linguagem
3.5 Os signos na constituição da espécie humana
3.6 Desenvolvimento da aprendizagem e formação de conceitos
3.7 Contribuições da obra de Vigotsky na educação de autistas
3.8 Tempo de inclusão e transformação
3.9 A linguagem é própria da espécie humana
3.10 Sistemas Suplementares Alternativos de Comunicação na produção de significado para pessoas com autismo
Resumindo
4 – A CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM DE ALUNOS AUTISTAS: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA
4.1 Destaque às professoras
4.2 Comentários gerais
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
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