Descrição
Currículo da autora:
Profª. Ivanise Corrêa Rezende Meyer – RJ
Licenciada em Ciências Biológicas. Professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio). O Curso de Extensão em Educação Infantil da PUC-Rio possibilitou que sua narrativa tratasse dos percursos de formação, procurando estabelecer a relação entre prática e teoria através da perspectiva da professora com sua turma. É coautora do livro Competências e Habilidades: da teoria à prática, publicado pela Wak Editora. Participa de espaços de formação e divulga seus trabalhos em oficinas sobre projetos em Educação Infantil.
Sumário:
Apresentação
Introdução
I. A formação em questão
II. “Por que a criança foi matriculada na Educação Infantil?”
2.1. Concepções de Educação Infantil
2.2. Pressupostos teóricos das ações
2.3. “Brincando se aprende a viver
2.4. Proposta de trabalho na Educação Infantil: “Brincar & Viver”
2.4.1. Objetivos gerais da Educação Infantil
2.4.2. Conteúdos – conceitos, procedimentos e atitudes
III. Competências desenvolvidas na Educação Infantil
3.1. Participando do Projeto Político-Pedagógico
3.2. Competências, habilidades e conteúdos
3.2.1. Crianças com necessidades educativas especiais
3.3. Eixos de trabalho na Educação Infantil
3.3.1. Identidade e autonomia
3.3.2. Linguagem oral e escrita
3.3.3. Movimento
3.3.4. Música
3.3.5. Artes plásticas
3.3.6. Matemática
3.3.7. Conhecimentos naturais
3.3.8. Conhecimentos sociais
IV. Trabalhando com Projetos
4.1. Tipos de Projetos
4.2. Relato de um Projeto da Turma 20
4.3. Projeto: Participar, conhecer e construir
4.3.1. Trabalhando com os Contos de Fadas
V. Discutindo e refletindo – implicações metodológicas
5.1. Rotina – estruturando o tempo/espaço no cotidiano
5.2. Planejamento e estratégias
5.2.1. Relato de estratégias: a vida na sala de aula
5.3. Observação, registro e avaliação
VI. Considerações finais
Avaliações
Não há avaliações ainda.