A Natureza realmente cura?
Apesar de já haver citação anterior do termo Psicologia Ambiental por Brunswik em 1943, Kurt Lewin foi um autor importante na história do desenvolvimento ao introduzir a importância de se considerar a dimensão ambiental na psicologia sob seu olhar gestáltico. Carneiro; Bindé, 1997; Gifford, 1997.
Acerca da Psicologia Ambiental instituída como carácter de reforma íntima e harmonização integrada ao meio ambiente compartilhado ou relacionada ao microambiente individual, está registrada em acervos científicos que a bem definem como a inter-relação pessoa ambiente numa perspectiva de mútua influência, momento no qual podemos considerar conhecimento agregado a partir da existência humana. Aragonés e Américo, 2000.
No entanto, cabe ressaltar a importância das quatro dimensões da inter-relação pessoa-ambiente: física, social, cultural e temporal. Conferindo complexidade e dinamização aos níveis ambientais diversos. Moser, 2001.
Moser (2005) promove outro estudo relevante para justificativa em questão, uma área que se propõe estudar a inter-relação pessoa-ambiente tem que focar sua investigação tanto nos usuários do ambiente como no ambiente em si. Estudos do ambiente são necessariamente interdisciplinares, abrangendo áreas do conhecimento voltadas para a compreensão do ambiente natural (zoologia, biologia, geologia e estudos florestais) como do construído (ergonomia, arquitetura, planejamento da paisagem e urbano). Gunther, 2005; Moser, 2005.
Esta interdisciplinaridade fala a favor do conceito proposto em nosso estudo onde o recontato direcionado do humano com suas origens e a mãe Natureza promove mudanças intrínsecas no seu Eu, bem como nutre ambientes saudáveis no retorno ao seu habitat.
Estaremos em contato direto com a Natureza em acampamento selvagem, haverá práticas de arte-terapia, dinâmicas de grupo, indução de hipnose ao grupo e processo de qualificação e validação da Teoria da Psicologia da Natureza iniciado. Serão coletados depoimentos, fotos e filmagens durante todo o percurso.
Assim que publicarmos o artigo, estará aqui postado!
Aguardem…
By Marcelo Giannelli Lobato Psicólogo Clínico responsável pela ONG Viver para a Vida, especialista em Hipnose, Transtornos Mentais Severos e Dependência Química. |