Hipnose no Controle da
Dor Crônica
Dor Crônica
Curso Internacional
09 e 10 de Julho - São Paulo/SP
Curso inédito no Brasil, onde você vai aprender tudo que precisa saber sobre como reconhecer e abordar fatores psicossociais no tratamento da dor crônica e como usar a hipnose e linguagem hipnótica para aumentar a eficácia no tratamento da dor.
Tudo que você precisa saber para lidar com a dor crônica e muito mais... |
Ideal para você
Fisioterapeuta, Médico, Psicólogo, Hipnoterapeuta, e outros profissionais da saúde
Certificação internacional
Uma certificação que fará a diferença em sua carreira
Uma nova visão metodológica
Técnicas eficazes no combate a dor crônica
Ph.D. Mark P. Jensen
Mark P. Jensen, é professor e Vice-Presidente de Pesquisa do Departamento de Medicina da Reabilitação da University of Washington. Vem clinicando e estudando dor crônica há mais de 30 anos. Foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde e por outras agências de financiamento para estudar a eficácia e os mecanismos de vários tratamentos para a dor crônica, incluindo analgesia hipnótica. Publicou extensivamente (mais de 400 artigos e capítulos de livros) sobre os temas de avaliação e tratamento da dor. Ele também é o autor de um livro para profissionais da saúde e para pacientes que fornecem instruções passo-a-passo para usar a hipnose no manejo da dor crônica. Os livros foram publicados pela Oxford University Press (Jensen, MP Hypnosis for chronic pain management: Therapist guide. New York: Oxford University Press; Jensen, M.P. Hypnosis for chronic pain management: Workbook. New York: Oxford University Press).
O manejo eficaz da dor crônica depende muito mais do que os pacientes fazem para lidar com a dor do que a intervenção utilizada pelos clínicos. Portanto, o principal papel dos profissionais da saúde é ajudar os pacientes a mudar seu foco, de uma maneira de pensar “biomédica” (“encontrar a causa mecânica e corrigi-la”) para um maneira de pensar de “auto-gestão”.
O que você vai aprender
- Analisar os principais fatores psicossociais que influenciam a dor crônica e como realizar uma avaliação para identificá-los e desenvolver um plano de tratamento
- Habilidades básicas da Entrevista Motivacional (EM) que os clínicos podem utilizar para incentivar os pacientes comportamentos vantajosos para o manejo da dor
- Abordagens hipnóticas básicas, incluindo o uso de linguagem hipnótica, induções hipnóticas simples e sugestões hipnóticas que poderão aumentar a eficácia das intervenções
PROGRAMAÇÃO
Julho
09
- Sábado
- 1º Dia
Reconhecendo e abordando fatores psicossociais no tratamento da dor crônica
No Primeiro dia você irá ter uma visão geral dos fatores psicossociais que influenciam a dor crônica. Introduzirá também um conjunto de habilidades terapêuticas específicas que os profissionais (incluindo aqueles com tempo limitado com o paciente) podem usar para atuar nesses fatores.
Começará com a apresentação de um modelo de avaliação para pacientes com dor crônica. Questões especificas serão revisadas para entender como podem fazer emergir a informação necessária relacionada aos fatores psicossociais que interferem a dor do paciente.
Após isso, serão introduzidas e demonstradas estratégias motivacionais-chave que facilitam a mudança de percepção e atitude de um paciente com dor. Você terá a oportunidade de praticar essas habilidades.
A ênfase será na técnica clínica aplicada; demonstrações, exercícios breves e terão a oportunidade de oferecer casos clínicos para serem estudados.
Você terá os recursos e competências para avaliar um paciente com dor crônica para tratamento psicossocial, e projetar uma intervenção terapêutica que aborda os diversos problemas identificados.
Julho
10
- Domingo
- 2º Dia
Usando a hipnose e linguagem hipnótica para aumentar a eficácia no tratamento da dor crônica.
Aqui você terá uma visão geral das estratégias hipnóticas que ajudam os pacientes a obter percepção, crenças, atitudes mais vantajosas para a lidar com a dor crônica.
Será abordado a neurofisiologia da dor e nocicepção, com foco em nove processos específicos e estruturas fisiológicos envolvidos na percepção da dor, e que pode ser influenciada por sugestões hipnóticas.
Os participantes vão entender que não existe um único “centro” no cérebro responsável pela experiência de dor. Em vez disso, a dor é o produto final de um número de redes corticais integradas que envolvem a atividade de múltiplos locais.
Demasiadas vezes, os profissionais da saúde, que tratam a dor, se concentram apenas em subconjuntos destes processos (por exemplo, limitam-se a sugestões que abordam a intensidade percebida da dor ou a resposta emocional à dor), o que pode limitar a eficácia do tratamento. Sugestões hipnóticas para abordar todos os processos conhecidos envolvidos na percepção da dor serão analisados e discutidos, assim como maneiras de usar a hipnose para tratar outros problemas que um paciente com dor crônica muitas vezes tem (por exemplo, a disfunção do sono e depressão).
Serão demonstradas e praticadas estratégias da Entrevista Motivacional (EM) com perguntas abertas e escuta reflexiva para identificar as sugestões hipnóticas mais eficazes ao paciente.
Você terá os recursos e competências para avaliar um paciente com dor crônica para o tratamento da hipnose, e projetar uma intervenção terapêutica que aborda os diversos problemas identificados.
Inscreva-se agora e garanta seu bônus especial
Vagas limitadas
Preencha os campos abaixo, entraremos em contato.
Respeitamos sua privacidade, somos contra spam!
Clique no botão acima e receba mais informações sobre vagas e condições de pagamento,
ou envie um email para: contato@hipnoterapiasocial.com.br (Cel/WhatsApp: 74 99191-8031)
LOCAL E DATA
Data: 09 e 10 de Julho de 2016
Sábado e Domingo: das 09 às 18h
Local: São Paulo/SP
Rua Jorge Augusto 668 - Penha
Instituto do Movimento.
Hotel Sugerido: Blue Tree Towers