, ,

Hipnose Educacional para uma Aprendizagem Mais Rápida e Efetiva!

O ritmo de aprendizado que você alcança pode determinar os resultados que você obtém em vários aspectos da sua vida. Certamente você já pensou no quanto seria bom poder aprender tudo de forma rápida e sem dificuldades, ou até já buscou alguma maneira de acelerar a leitura de algum livro ou artigo. Muitas vezes nos deparamos com situações que são desafiadoras, como por exemplo, ter que aprender alguma nova habilidade ou conteúdo de forma muito mais acelerada do que estamos acostumados ou que acreditamos ser possível.

Um dos elementos críticos de qualquer processo de aprendizagem é justamente a fase de aquisição de conhecimentos. Nessa fase é quando acontece a transformação das informações e ideias em algo concreto, ou o que chamamos de conhecimento. No contexto da aprendizagem, um outro fator é igualmente relevante, a cultura. Segundo Pozo (2003) os processos de aquisição de conhecimento é uma ferramenta fundamental para aprender a cultura e, desse modo, é o motor essencial de sua evolução.

Aprender é uma capacidade sobre a qual podemos explorar múltiplos níveis e resultado, e isto incluí naturalmente a seleção do conteúdo, habilidade ou ideia a ser aprendida, e consequentemente, o conhecimento a ser desenvolvido. Nessa premissa, está também inserido a cultura como contexto sobre o qual o conhecimento é desenvolvido.

Aliás, cultura é definida como sendo um conceito “que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (Wikipedia). Dessa definição destaco dois aspectos: conhecimento e crenças. O conhecimento, em algumas culturas, é considerado como um bem de extremo valor e importância. Assim como Platão propôs, o conhecimento carrega crenças e verdades; estas seriam crenças verdadeiras e justificadas.

Quando buscamos aprender alguma coisa, em suma, estamos buscando estas verdades justificadas e que sejam de alguma maneira compatíveis com nossas crenças. Caso contrário, haverá um tempo ou curva de aprendizagem para estas crenças “novas” ou até conflitantes com nosso modelo de mundo. É neste cenário que aparecem as alternativas para minimizar e de alguma maneira otimizar o processo da aprendizagem, levando em consideração essa compatibilização das nossas crenças, da assimilação e entendimento das informações, e consequentemente do processo completo de aquisição do conhecimento.

Existem várias maneiras que facilita alcançarmos melhor desempenho na aprendizagem, porém nem todos respondem  às necessidades por vezes urgentes ou dramáticas de conhecimento. Como exemplo, alguns são baseados em recursos tecnológicos ou serviços e produtos que tratam de forma alegórica as dores que carregamos como eternos aprendizes. Pessoalmente, dentre as várias estratégias e métodos, tenho recorrido à Hipnose, Programação Neurolinguística e algumas outras ferramentas extremamente eficazes na promoção da absorção otimizada de conhecimento.

É sabido que a falta de concentração tende a diminuir as chances de retenção de conteúdo estudado. Da mesma forma, ao não usarmos técnicas de estudo adequadas, o tempo de leitura e organização do tempo em momentos de estudos em geral, são afetados de forma negativa. Também, não ter claros objetivos formulados para o estudo, conhecimento ou habilidade que se queira adquirir, tende a dificultar e criar barreiras para conseguir alcançar resultados efetivos.

Segundo Archer (2015), é preciso ter claro o objetivo e o entendimento daquilo que se pretende estudar, antes mesmo de iniciar a jornada. Nesse sentido, uma das maneiras de direcionar e criar uma mentalidade para aprendizagem rápida é justamente a partir do progresso incremental. Basta considerar que o conhecimento se dá por blocos, que quando somados representam sua essência real, e não um conteúdo pronto e empacotado, que esteja disponível a qualquer momento.

Seguindo a partir da ideia de conhecimento adquirido de forma incremental, sugiro que considere aprender e aplicar técnicas de preparação emocional e psicológica, que permitirão a incorporação e aplicação de estratégias de otimização da aquisição de conhecimento. Isso tudo pode ser muito simples, quando combinado das ferramentas que mencionei, tais como hipnose e neurolinguística.

A hipnose pode facilitar e trazer inúmeros benefícios a fim de promover resultados significativos na construção de novos conhecimentos ou da re-interpretação de conhecimentos pré-existentes. Seja por via da re-educação sensório-motoras ou psicomotoras, do relaxamento adequado em momentos de estudo, da mudança ou eliminação de crenças limitantes que possam prevenir a aprendizagem de maneira adequada e rápida, entre outras coisas.

A hipnose pode ajudar e facilitar mesmo que não seja elemento ou ferramenta essencial no processo de aprendizagem. Mas pode ser considerada como uma das maneiras de reduzir o conceito de hipnose ao aspecto educacional e de aprendizagem, é através da ideia que prefiro chamar de Hipnose Educacional. Essa não é uma modalidade diferente de hipnose, senão é o uso da hipnose direcionado aos processos de aprendizagem ou de forma simples, a aplicação dos recursos a hipnose para eliminar barreiras e bloqueios que atrasam ou impactam no tempo de aprendizagem.

A ideia, conforme promove Abreu (2015) é a de que, qualquer processo de aprendizagem não precise efetivamente depender de algum método, senão apenas ser medido de acordo com o resultado que entrega. A hipnose educacional visa entregar essa capacidade e possibilidade para a pessoa que esteja comprometida em aprender algo novo; seja promovendo a autoconfiança, autoestima, autocontrole e relaxamento adequado, ou ainda como aliada para potencializar as técnicas de estratégias de aprendizagem acelerada.

Portanto, aprender mais rápido requer a superação das limitações muitas vezes autoimpostas, aconteça de forma consciente ou inconsciente; a adequação das crenças pessoais, culturais ou a remoção das crenças limitantes; e as mudanças de mentalidade ou, como prefiro considerar, adquirir uma programação mental que seja orientada a otimizar e acelerar o aprendizado de qualquer conteúdo. Isso pode parecer até complexo, porém nesse caso, a teoria quando colocada em prática é muito mais simples!

 

Israel CostaBy Fábio Carvalho
Autor dos livros “Reflexões de um Hipnólogo”, “Como se fosse” e “Hipnose & Aprendizagem Acelerada” (no prelo). Executivo em consultoria de negócios e gestão de pessoas, com MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e especialista em Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual pela Universidade do Chile. Atual presidente do National Guild of Hypnotist – North Texas Chapter, foi presidente da Sociedade Brasileira de Hipnologia, e é instrutor credenciado da International Hypnosis Federation, membro certificado pela American Board of Hypnotherapy, International Hypnosis Association, Asociación Internacional de Hipnosis Clínica y Experimental, entre outras entidades.
Contatos com o autor: fabioac.com

 

Referências:
– Abreu, T., Accelerated Learning, 2015.

– Archer, S., Learning. 2015.
– Carvalho, Fábio Augusto de, Reflexões de um Hipnólogo: Hipnose e mudanças positivas, 2016. 1a Edição.
– Pozo, J. I., Aquisição de Conhecimento. 2003. Ed. Artmed.
Culture. (2017). En.wikipedia.org. 20/março/2017.