Descrição
Currículo dos autores:
Doutora Janine Marta Coelho Rodrigues é professora de Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora dos temas Formação Docente, Inclusão, Exclusão e Diversidade e Distúrbios de Aprendizagem. Desenvolve e coordena Projetos de Extensão e Pesquisa sempre na ótica da interdisciplinaridade. Membro do Conselho Estadual de Educação. Tem diversas publicações nas áreas que estuda e pesquisa, orientando TCCs, Monografias, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Realiza minicursos, palestras e participa de Congressos e Seminários discutindo, entre outros temas, o atendimento pedagógico à criança hospitalizada.
Eric Douglas Spencer Hartmann é pedagogo. Especialização em Psicopedagogia. Psicopedagogo da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa – PB.
Sumário:
PRIMEIRAS PALAVRAS
1 – INTRODUZINDO A DISCUSSÃO
2 – COMPREENDENDO O AUTISMO
2.1 – Construindo uma caracterização
2.2 – A importância da observação individual para organização de elementos para uma intervenção pedagógica
2.3 – Etiologias
2.3.1 – A Teoria Psicodinâmica
2.3.2 – A Teoria Genética
2.3.3 – A Teoria Orgânica
3 – ALGUNS CASOS ILUSTRATIVOS
4 – PROGNÓSTICOS
5 – AUTISMO E OUTRAS SÍNDROMES
6 – MODELOS DE ATENDIMENTO
6.1 – Educação especial: construindo uma educação inclusiva
7 – INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO COM O AUTISTA
7.1 – TEACCH
7.2 – ABA – Análise Aplicada do Comportamento
7.3 – Sistema de comunicação por meio da troca de figuras
8 – TERAPIA DE LINGUAGEM
9 – PSICOTERAPIA E AUTISMO
10 – TRATAMENTO MEDICAMENTOSO
11 – ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.