Descrição
Currículo das organizadoras:
Sandra Francesca Conte de Almeida
Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) e diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Psicanalista. Membro Fundador do Percurso Psicanalítico de Brasília. Professora aposentada do Instituto de Psicologia da UnB e, atualmente, professora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e em Educação da Universidade Católica de Brasília, onde cocoordena o Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental, Desenvolvimento e Aprendizagem Humana, da UCB/CNPq e integra a Cátedra UNESCO/UCB Juventude, Sociedade, Educação. Coordena o GT Psicanálise, Infância e Educação, da ANPEPP. É avaliadora institucional e de cursos de graduação do sistema BASis, do INEP/MEC. Consultora da CAPES e do CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Autora e organizadora de livros, capítulos e artigos científicos nas temáticas: Psicanálise e Educação, mal-estar na educação e sofrimento psíquico de professores, dispositivos de formação e análise das práticas docentes, Psicologia Escolar e Psicologia do Desenvolvimento Humano. E-mail: sandraf@pos.ucb.br.
Maria Cristina Machado Kupfer
Psicanalista. Professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Presidente do Conselho de Administração da Associação Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica. Editora da revista Estilos da Clínica. Revista sobre a Infância com Problemas. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Psicanálise, Infância, Educação Especial, Psicose e Autismo. Autora dos livros: Freud e a educação. O mestre do impossível, Ed. Scipione; Educação para o futuro. Psicanálise e educação, Editora Escuta. Cocoordena o GT Psicanálise, Infância e Educação, da ANPEPP.
Sumário:
Prefácio
Leda Mariza Fischer Bernardino
- A formação no avesso do especialista
Capítulo 1. Dispositivos clínicos de orientação psicanalítica na formação de professores: entre o cuidado, o ensino e a transmissão
Sandra Francesca Conte de Almeida
Capítulo 2. Entre o tratamento e a formação: conflitos identificatórios na relação pedagógica
Bernard Pechberty
Capítulo 3. Formação de pediatras para a detecção de riscos de transtornos de desenvolvimento: da especialização à abertura para a constituição subjetiva da criança
Rogério Lerner, Graciela Cullère-Crespin e
Maria Cristina Machado Kupfer
Capítulo 4. Da formação de educadores e de um ensino da Psicanálise na universidade
Leandro de Lajonquière
Capítulo 5. Da Medicina à Psicanálise: considerações acerca das articulações da Educação Especial com a Clínica
Maria Celina Peixoto Lima e Maira Sampaio Alencar Lima
- À escuta dos professores
Capítulo 1. Uma menina que não acompanha o grupo: o trabalho subjetivo de uma professora às voltas com o impossível em jogo na demanda
Cynthia Pereira de Medeiros e
Suely Alencar Rocha de Holanda
Capítulo 2. A Psicopedagogia do terceiro tempo e o avesso do especialista
Odana Palhares
Capítulo 3. Duas experiências pedagógicas opostas
Ana Maria Moraes Fontes
III. À escuta da criança-sujeito
Capítulo 1. O saber entre a recusa e a impotência
Ângela Vorcaro e Viviane Veras
Capítulo 2. Tratando o impossível: transmissão, corpo e constituição do sujeito: o caso de uma adolescente autista
Ana Beatriz Freire
Capítulo 3. O Menino da Big Ball
Suzana Faleiro Barroso
- A Psicanálise e o avesso do especialista
Capítulo 1. Poder, impotência e impossível no discurso pedagógico
Rinaldo Voltolini
Capítulo 2. Médicos educadores e professores terapeutas? Algumas relações entre o tratar e o educar.
Maria Cristina M. Kupfer e Camille A. Gavioli
Capítulo 3. Um saber-fazer com crianças e jovens
Marcia Regina Lima Costa e Ruth Helena P. Cohen
Capítulo 4. A criança-objeto
Marcelo Ricardo Pereira
Avaliações
Não há avaliações ainda.