Descrição
Resumo:
O livro traz subsídios para a organização de um programa de informações por meio da educação, reeducação e terapia psicomotora voltado para o idoso. Também reúne reflexões concernentes ao trabalho psicomotor e sua contribuição na construção e preservação da saúde do idoso para uma melhor qualidade de vida.
A intenção é demonstrar que o idoso por meio de um trabalho elaborado pode dar continuidade à utilização de seu corpo e seus movimentos da melhor forma possível. Assim sendo, métodos pautados na Psicomotricidade é o campo investigativo.
O envelhecimento reflete nas várias possibilidades das atitudes diante de alguns ambientes, sendo que os problemas que mais afligem o idoso são os da saúde, porque, a partir do momento em que esta é debilitada, vem o temor de tornar-se dependente, tornando-o apático e sem perspectiva.
Currículo da autora:
Fonoaudióloga. Socioterapeuta Ramain-Thiers. Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente da Pós-Graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada. Professora convidada dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicomotricidade, atuando principalmente nos temas de educação, Psicomotricidade, inclusão e síndrome de Down. Autora dos livros: “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”; “Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio”; “Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e União”; e “Para Entender a Síndrome de Down”, todos publicados pela Wak Editora. Participante de eventos nacionais e internacionais, ministrando palestras, cursos e workshops. Autora, coordenadora, tutora e professora do Curso Para Entender a Síndrome de Down da GPEC – Educação a Distância – Formação e Aperfeiçoamento.
Sumário:
Prefácio
Apresentação
Introdução
Capítulo I: Terceira Idade: a identidade de um cidadão
1.1 – O Envelhecimento e suas múltiplas faces
1.2 – Saúde e Qualidade de Vida na Velhice
1.3 – Memória: lembranças e esquecimentos
1.4 – Família: convivências, conflitos, participação e interação
Capítulo II: O Corpo e Perspectivas Psicomotoras
2.1 – O Corpo: seus símbolos, linguagem e razões
2.2 – Psicomotricidade: ação, construção e consciência
2.3 – Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora
2.4 – Atividades para 3a Idade como essência de motivação
Capítulo III: Pesquisa: traçando um perfil do idoso
3.1 – Desenvolvendo uma pesquisa
3.2 – O grupo pesquisado
3.3 – As Entrevistas
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