Descrição
Currículo da autora:
Possui graduação em Pedagogia e Psicologia. Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Doutorou-se em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo em 2000. No período de 1994 à 2000, realizou pesquisa de campo nas escolas estaduais da Zona Leste de São Paulo buscando elencar e compreender as causas das dificuldades de aprendizagem escolar, também participou de diversos cursos na faculdade de educação e no instituto de Psicologia da USP. Foi professora da PUC/SP durante 17 anos. Atuou como professora e coordenadora de curso na Universidade Metodista durante 15 anos. Atualmente participa como professora colaboradora na elaboração de projetos de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da Pedagogia, Psicologia e Psicopedagogia em Universidades de vários estados do Brasil. Tem longa experiência clínica como psicóloga, psicopedagoga e como supervisora de atendimento clínico.
Sumário:
Introdução
1 – Fundamentos da Psicopedagogia
O objeto de estudo da Psicopedagogia
Teorias que embasam o trabalho psicopedagógico
O campo de atuação da Psicopedagogia
2 – A Psicopedagogia no Brasil e na Argentina
Primórdios europeus
Traços históricos da Psicopedagogia na Argentina
Percursos da Psicopedagogia no Brasil
3 – A formação do psicopedagogo no Brasil: uma especialização
Um curso com enfoque preventivo
A especialização como ponto de partida
4 – A configuração clínica da prática psicopedagógica
A Psicopedagogia institucional
O psicopedagogo na instituição escolar
O psicopedagogo na clínica
O código de ética do psicopedagogo
5 – O tratamento psicopedagógico
O enquadre, a operacionalização e a interpretação
O lugar do jogo no tratamento psicopedagógico
6 – A prática científica e a emergência da Psicopedagogia como ciência
O fazer psicopedagógico: estágio atual da questão
Construindo o campo epistemológico da Psicopedagogia: a multidimensionalidade do objeto psicopedagógico
Construindo uma metodologia de pesquisa psicopedagógica
7 – A graduação em Psicopedagogia: mais um passo na direção da maturidade científica
Perfil dos egressos
Princípios norteadores
Estrutura curricular do curso
8 – Campo epistemológico: primeiras incursões
Nosso percurso: da concepção clínica à concepção teórica
Avaliações
Não há avaliações ainda.