Descrição
Currículo da autora:
Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre e doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora na área da Educação Inclusiva abrangendo a formação de professores e a gestão educacional.
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
O QUE A LITERATURA NOS DIZ SOBRE O AUTISMO?
. Origem da palavra “autismo”
. O que é síndrome?
. Os primeiros estudos sobre o autismo
. Conceito atual do autismo e incidência
. Critérios internacionais para o diagnóstico do autismo
. Hipóteses desencadeadoras do autismo
. Condições clínicas associadas ao autismo
. Uma síntese sobre a síndrome do autismo
. Quadro sintomático do autismo no desenvolvimento do indivíduo
. As dificuldades com os deficits da linguagem
. Resumindo…
A PRESENÇA DA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM AUTISMO
. Uma concepção de educação centrada no deficit e na doença
. A abordagem behaviorista: breve síntese
. Behaviorismo e autismo
. O programa TEACCH e a modificação do comportamento
. Comunicação Suplementar Alternativa: um apoio aos alunos, aos professores e aos familiares
. Resumindo
CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL NA EDUCAÇÃO DE AUTISTAS
. Alguns dos pressupostos da abordagem histórico-cultural de Vigotsky
. Abordagem histórico-cultural: breve síntese
. A linguagem, o professor mediador e a produção de significado para alunos com autismo
. Resumindo
UMA PALAVRA A MAIS AOS PAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
. Anexo 1 – Manual diagnóstico e estatística de transtornos mentais – DSM – IV
. Anexo 2 – Classificação internacional de doenças – CID 10
Avaliações
Não há avaliações ainda.