Descrição
Currículo do autor:
Natural de Ponta Grossa – Estado do Paraná, é doutorando e mestre em Educação. Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional. Especialista e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Também é licenciado em Pedagogia pela Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda. (SECAL) – Faculdade Santa Amélia, localizada na mesma cidade. Possui experiência profissional na Educação Básica e Superior, nas redes pública e privada (docência e assessoria pedagógica institucional). Tem vários artigos publicados em revistas especializadas na área educacional e dedica-se à pesquisa sobre Educação Matemática, Educação Estatística, Educomunicação, Tecnologias Educacionais, Cultura Material Escolar, Educação a Distância e Formação de Professores. É poeta e autor das obras Recursos didático-pedagógicos na educação matemática escolar: uma abordagem teórico-prática, publicado pela Editora Ciência Moderna; Educação estatística na escola: teorias e práticas, pela Editora Livre Expressão; História da supervisão educacional no Brasil: reflexões sobre política, pedagogia e docência, publicado pela Wak Editora. Atualmente exerce a função de professor adjunto no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) em Ponta Grossa/PR, em diversos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Endereço eletrônico: mestrepedago@yahoo.com.br
Sumário:
Prefácio
Apresentação – A singularidade do ponto de partida: do sonho à realidade
Capítulo I – A aprendizagem humana sob a ótica da psicologia escolar: máximas e mínimos
1.1 Aprendizagem: um conceito polissêmico
1.2 Importância da aprendizagem na vida humana
1.3 Concepções tradicionais de aprendizagem: o olhar da psicologia filosófica
1.4 Teorias modernas de aprendizagem: contributos à psicologia escolar
1.5 Ensinagem versus aprendizagem: faces da mesma moeda?
1.6 O processo de aprendizagem escolar em um contexto metacognitivo
1.6.1 Aprendizagem metacognitiva: elementos de caracterização
Capítulo II – Dificuldades de aprendizagem na educação escolar: uma abordagem conceitual e histórica
2.1 Historiando as dificuldades de aprendizagem na escola
2.2 A questão da não aprendizagem à luz da psicologia escolar: algumas definições conceituais
2.2.1 Transtornos de aprendizagem
2.2.2 Problemas de aprendizagem
2.2.3 Dificuldades de aprendizagem
2.3 Dificuldades de aprendizagem: uma visão panorâmica
2.3.1 Fatores etiológicos
2.3.2 Avaliação diagnóstica
2.3.3 Aspectos taxonômicos
2.3.4 Marcos legais
Capítulo III – Dificuldades de aprendizagem e medidas de intervenção multiprofissional na escola de educação básica: teorias e práticas
3.1 A formação inicial de profissionais da educação na atualidade: qual o projeto?
3.2 Matemática: uma disciplina temível
3.3 Dificuldades de aprendizagem em matemática na educação básica escolar
3.3.1 Discalculia: uma dificuldade específica de aprendizagem em matemática
3.3.1.1 Etimologia
3.3.1.2 Tipologia
3.3.1.3 Diagnóstico
3.3.1.4 Características
3.3.1.5 Causas
3.4 Dificuldades de aprendizagem e processos de intervenção multiprofissional: alguns apontamentos
3.4.1 Ambiente familiar
3.4.2 Assessoramento psicopedagógico
3.4.3 Agentes escolares
Capítulo IV – Dificuldades de aprendizagem na escola contemporânea: um retrato em preto e branco
4.1 A prática do estágio curricular supervisionado em gestão educacional na formação inicial do professor-pedagogo
4.2 Desnudando o campo de estágio em gestão educacional: a escola investigada em foco
4.2.1 Histórico
4.2.2 Espaços físicos
4.2.3 Equipe técnico-administrativa e pedagógica
4.2.4 Objetivos
4.2.5 Proposta político-pedagógica
4.2.6 Avaliação da aprendizagem
4.2.7 Recursos didático-pedagógicos
4.2.8 Projetos pedagógicos interdisciplinares
4.3 Desvelando a realidade escolar atual: o itinerário investigativo da pesquisa de campo
4.3.1 Métodos de coleta de dados
4.3.2 Descrição, análise e interpretação dos resultados obtidos
4.3.2.1 Com a palavra, os pedagogos
4.3.2.2 O “pensar” e o “fazer” dos professores
4.3.2.3 A “voz” e a “vez” dos alunos
Considerações finais – A provisoriedade do ponto de chegada: do real ao ideal
Avaliações
Não há avaliações ainda.