Descrição
Currículo da autora:
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
Psicóloga. Psicopedagoga. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Faz parte da Presidência da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBrin). Membro da International Toy Library Association (ITLA). Pesquisadora do CIEI (Contextos Integrados em Educação Infantil) da
Faculdade de Educação da USP. Coordena curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora da Graduação, Pós-Graduação e MBA em Gestão de Pessoas e Competência. Autora de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Contato: sireoli@yahoo.com.br
Sumário:
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
Capítulo I
ATIVIDADES LÚDICAS: UM POUCO DA SUA HISTÓRIA
I. 1 – Atividades lúdicas no Brasil
I. 2 – Contribuições de Froebel para o uso dos jogos na Educação Infantil
I. 3 – A aplicação pedagógica do jogo, brinquedo e brincadeira na Educação Infantil
Capítulo II
JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
II. 1 – Reinvenção da realidade por meio da fantasia
II. 2 – Diferentes aspectos dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras
II. 3 – Espaço para o brincar e o papel do professor
Capítulo III
A BRINQUEDOTECA
III. 1 – As origens da brinquedoteca
III. 2 – A brinquedoteca na instituição escolar
Capítulo IV
ATIVIDADES PRÁTICAS – PORTFOLIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.