Descrição
Currículo do autor:
Vitor da Fonseca é professor catedrático agregado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestem (Evanston – Chicago).
Especializado em Psicopedagogia, Neuropsicologia e Psicomotricidade, tem sido responsável clínico ao longo de 30 anos, em vários centros de observação e reeducação psicoeducacional privados, dedicados a crianças com atrasos de desenvolvimento e a crianças com as mais diversas dificuldades desenvolvimentais.
Desenvolve ações de formação há vários anos com professores, psicólogos, médicos e terapeutas no país e no estrangeiro, especialmente no Brasil.
É autor de várias obras e artigos no domínio da Psicomotricidade, da Antropologia, das perturbações do desenvolvimento, das dificuldades de aprendizagem, da estimulação precoce, da educação especial e inclusiva, da Psicopedagogia geral e especial, da Neuropsicologia e da educação cognitiva, publicados em Portugal e no estrangeiro.
É formador especializado pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação (com sede em Paris), pela qual foi distinguido com o título de professor Honoris Causa em 2010.
Exerce consultoria clínica e realiza conferências e cursos de formação especializada em perturbações do desenvolvimento, Psicomotricidade, dificuldades de aprendizagem, educabilidade cognitiva e Neuropsicopedagogia.
Sumário:
Introdução
Capítulo 1 Colocação do problema 1.1. Breve revisão histórica da Psicomotricidade 1.2. Breve revisão histórica da Psiconeurologia 1.3. Alguns aspectos filogenéticos 1.4. Alguns aspectos ontogenéticos
Capítulo 2 Modelo de organização funcional do cérebro humano, segundo Luria 2.1. Relações entre cérebro e comportamento 2.2. As três unidades funcionais do cérebro 2.2.1. Primeira unidade – de regulação tônica, de alerta e dos estados mentais 2.2.2. Segunda unidade – de recepção, análise e armazenamento da informação 2.2.3. Terceira unidade de programação – regulação e verificação da atividade 2.3. Interação entre as três unidades funcionais
Capítulo 3 Fatores psicomotores e sua relação com as três unidades funcionais 3.1. Fundamentos Psiconeurológicos da bateria psicomotora (BPM) 3.2. Apresentação, administração e cotação dos fatores psicomotores (BPM) 3.2.1. Aspecto somático, desvios posturais e controle respiratório
3.2.2. Tonicidade 3.2.3. Equilibração 3.2.4. Lateralização 3.2.5. Noção do corpo 3.2.6. Estruturação espaço-temporal 3.2.7. Praxia global 3.2.8. Praxia fina 3.3. Aspectos gerais da observação psicomotora
Capítulo 4 Psicomotricidade e Psiconeurologia [Introdução ao sistema psicomotor humano (SPMH)] 4.1. Introdução a uma abordagem filogenética 4.2. Introdução a uma abordagem ontogenética 4.3. Introdução ao sistema psicomotor humano 4.4. Propriedades do sistema psicomotor humano 4.5. Síntese de um ensaio experimental: (Fatores psicomotores à luz de A. R. Luria)
Capítulo 5 A criança dispráxica com dificuldades de aprendizagem 5.1. Algumas reflexões de síntese
Capítulo 6 Implicações da observação na reabilitação psicomotora 6.1. Parâmetros da reabilitação psicomotora 6.1.2. Estratégias de um modelo de reabilitação psicomotora
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