Descrição
Currículo da organizadora:
Ruth Helena Pinto Cohen é doutora em Psicologia pela UFRJ, professora Adjunta da Escola de Educação Física e Desportos (homenageada em 2008) e da pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora de dois projetos de pesquisa-intervenção: Aleph (CNPq), destinado à pesquisa das etiologias do fracasso escolar (2005-2009), e Brincante (FAPERJ/2006 a 2011), que recebeu os seguintes prêmios: FUJB (2007-2008) e Menção Honrosa (2008, 2009 e 2010) e Trabalho Destaque (2008). Este projeto realiza oficinas com crianças na sala de espera dos ambulatórios, na quimioterapia e na enfermaria de hematologia do Instituto de Puericultura Martargão Gesteira/UFRJ. Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Supervisora clínica do Serviço de Psicanálise em Atenção à Infância do Hospital São Zacarias e autora do livro A Lógica do Fracasso Escolar: psicanálise & educação pela Contra Capa. (2006) e organizadora do “Psicanalista e Educadores: tecendo laços ” pela WAK editora( 2009) Publicou inúmeros artigos e capítulos de livros, além de participar do Nucleo de pesquisaNIPIAC e do grupo de pesquisa em Psicanálise CLINP, ambos da UFRJ.
Sumário:
Apresentação: Ruth Helena Pinto Cohen
PARTE I
Amor e saber: a psicanálise da relação entre professor e aluno
Maria Cristina Machado Kupfer
Autoridade e transmissão de saber
Bruna Pinto Martins Brito
Vera Lopes Besset
Psicanalisar e educar: o estilo e a sublimação como produções do sujeito em sua relação com a cultura
Sandra Francesca Conte de Almeida
PARTE II – Sobre o Aleph: Artigos
Projeto Aleph: Testemunho de uma prática
Ruth Helena Pinto Cohen
Escola: substantivo próprio, feminino, plural.
Gisella Cohen
Daisy Christine Melo
Conversando sobre o fracasso escolar em uma escola pública
Monique Vincent
Onde começa a tal EDUCAÇÃO?
Claudia Alves Jacob
Patrício Lemos Ramos
A Educação e seus impasses na contemporaneidade
Oziléa Clen Gomes Serafim
A angústia na escola: do suposto fracasso ao reconhecimento do desejo
Avaliações
Não há avaliações ainda.