Descrição
Currículo do autor:
Emilio Figueira
Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e nos movimentos, mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes e no jornalismo, há uma vasta produção científica. É psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor, é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje, com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.
Sumário:
Apresentação ……………………………………………………… 11
IMAGEM E CONCEITO SOCIAL
DA DEFICIÊNCIA: UMA CONSTRUÇÃO
HISTÓRICA………………………………………………………….. 15
Uma imagem historicamente construida……………. 17
Valores culturais e deficiência………………………….. 20
Da segregação aos estereótipos……………………….. 22
Considerações sobre um corpo com
deficiência……………………………………………………. 26
Sensações estranhas……………………………………… 31
As deficiências intelectuais………………………………. 33
Sagração versus integração:
duas teses distintas……………………………………….. 36
Rotulação social e profissional………………………….. 39
Super-homens: a versão…………………………………. 42
As instituições e a máquina capitalista……………….. 45
Repessando a reabilitacão……………………………….. 48
As instituições negativas…………………………………. 52
“Vendendo a deficiência”……………………………….. 55
A pessoa com deficiência lapidando
a sua própria imagem……………………………………… 59
O PENSAMENTO E ESCRITOS
DE VYGOTSKY, O TEÓRICO
DA INCLUSÃO……………………………………………………… 63
A questão da terminologia………………………………. 64
Vygotsky e seus primeiros passos
na Defectologia…………………………………………….. 65
Primeira fase: uma educação social…………………… 68
Segunda fase: uma rápida aproximação
a Adler………………………………………………………… 71
Terceira fase: a abordagem
socio-histórica………………………………………………. 73
Atenção às habilidades e aos efeitos
positivos da deficiência…………………………………… 77
As bases psicológicas para
inclusão escolar…………………………………………….. 80
A INCLUSÃO ESCOLAR E SUAS
POSSIBILIDADES…………………………………………………… 87
O psicólogo e o desafio de incluir………………………. 91
A questão do bullying…………………………………….. 97
O trabalho com a equipe escolar………………………. 98
TRANSTORNOS GLOBAIS DO
DESENVOLVIMENTO (TGD) E ALTAS
HABILIDADES……………………………………………………… 103
Como lidar com o TGD na escola……………………… 105
Zonas de Desenvolvimento Proximal
– ZDP…………………………………………………………. 110
Alunos com altas habilidades………………………….. 113
Reflexos na vida social do aluno………………………. 121
Psicopedagogia e Psicologia Escolar…………………. 126
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
E INCLUSÃO NO MERCADO
DE TRABALHO…………………………………………………….. 129
Deficiência e formação profissional………………….. 135
A CIF como uma nova visão das pessoas
com deficiência……………………………………………. 139
Emprego apoiado nas deficiências severas………… 147
Habilitação e reabilitação……………………………….. 152
INCLUSÃO, PSICOLOGIA SOCIAL
E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA
EMANCIPADA E PARTICIPAÇÃO
POLÍTICA DA PESSOA
COM DEFICIÊNCIA………………………………………………. 155
Redespertando consciências
de participação política das
pessoas com deficiência………………………………… 159
Avaliações
Não há avaliações ainda.