Descrição
Currículo das autoras:
Vera Mattos
Fonoaudióloga e psicomotricista com especialização em Paris. Mestre em Psicologia Social. Doutora em Fonoaudiologia. Além de realizar atendimento clínico desde 1980 e ter trabalhado por 12 anos na Educação Infantil, tornou-se professora universitária e pesquisadora, titular da disciplina Psicomotricidade em diversos cursos de graduação e de pós-graduação em território Nacional, em alguns dos quais leciona atualmente. É sócia titular e presidiu por alguns anos o capítulo Nacional da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. Sócia-membro da atual Diretoria da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins). Fundadora e diretora do Móbile – Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil, espaço para estimulação e atendimento em Psicomotricidade onde aplica o método GROWING UP. Possui diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Autora do livro “Avaliação Psicomotora – um olhar para além do desempenho” publicado pela Wak Editora.
Aline Kabarite
Fonoaudióloga. Psicomotricista. Pós-graduada em Patologias da Linguagem e em Psicopedagogia Institucional. Foi professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, tendo também lecionado em universidades do Rio de Janeiro, além de manter atividade clínica no campo infantil. Criadora do método GROWING UP e, juntamente com sua amiga Vera Lucia de Mattos Nogueira, fundou o Móbile – Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil. Fundadora e diretora do Instituto Priorit. Membro da atual Diretoria da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins) e membro do conselho consultivo da ONG autismo & realidade.
Autora do livro “Avaliação Psicomotora – um olhar para além do desempenho” publicado pela Wak Editora.
Sumário:
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I – UM OLHAR PARA ALÉM DO DESEMPENHO
1 – ASPECTOS NEUROMOTORES – O CORPO ENQUANTO ESTRUTURA E FUNÇÃO
2 – ASPECTOS PSICOMOTORES – AS INTERFACES COM O MÉTODO GROWING UP
3 – ASPECTOS PSICOAFETIVOS – CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES E CONTEXTO FAMILIAR
4 – ASPECTOS COGNITIVOS E LINGUAGEM – ESTRUTURAÇÃO DO SABER
CAPITULO II – O TRABALHO COM O MÉTODO GROWING UP
1 – A OBSERVAÇÃO COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL
2 – AS CAIXAS TEMÁTICAS E SEU MATERIAL
3 – INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO – JOGOS E BRINCADEIRAS
4 – O GRUPO COMO FATOR ESTRUTURANTE
CAPÍTULO III – A FORMAÇÃO DE UMA REDE DE SABERES
1 – REGISTROS DESCRITIVOS DA AVALIAÇÃO
Avaliações
Não há avaliações ainda.