Descrição
Currículo do autor:
Vitor da Fonseca é professor catedrático agregado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestem (Evanston – Chicago).
Especializado em Psicopedagogia, Neuropsicologia e Psicomotricidade, tem sido responsável clínico ao longo de 30 anos, em vários centros de observação e reeducação psicoeducacional privados, dedicados a crianças com atrasos de desenvolvimento e a crianças com as mais diversas dificuldades desenvolvimentais.
Desenvolve ações de formação há vários anos com professores, psicólogos, médicos e terapeutas no país e no estrangeiro, especialmente no Brasil.
É autor de várias obras e artigos no domínio da Psicomotricidade, da Antropologia, das perturbações do desenvolvimento, das dificuldades de aprendizagem, da estimulação precoce, da educação especial e inclusiva, da Psicopedagogia geral e especial, da Neuropsicologia e da educação cognitiva, publicados em Portugal e no estrangeiro.
É formador especializado pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação (com sede em Paris), pela qual foi distinguido com o título de professor Honoris Causa em 2010.
Exerce consultoria clínica e realiza conferências e cursos de formação especializada em perturbações do desenvolvimento, Psicomotricidade, dificuldades de aprendizagem, educabilidade cognitiva e Neuropsicopedagogia.
Sumário:
Introdução
Parte 1 – Filogênese da Psicomotricidade
- Origem da Vida
- Origem das Espécies
- Dos Invertebrados aos Vertebrados
- Paleontologia Funcional
O Ictiomorfismo
O Anfibiomorfismo
O Sauromorfismo
O Teromorfismo
O Pitecomorfismo
- Antropomorfismo e Adaptações Hominídeas
Ordem dos Primatas
O Desenvolvimento dos Membros Como Órgãos de Preensão
O Desenvolvimento dos Membros Anteriores Como Órgãos de Exploração
O Desenvolvimento do Sistema Herbívoro e Omnívoro de Digestão e a
Consequente Estrutura Craniodental
A Redução do Sentido Olfativo
O Desenvolvimento da Acuidade Visual
Mudanças no Esqueleto Pós-Craniano
Desenvolvimento do Cérebro: Aprendizagem, Linguagem e
Fabricação de Instrumentos
Redução do Número de Descendentes por Nascimento, Dependência Maternal e Organização Social
Tendências Filogenéticas em uma Perspectiva Dialógica entre o“Normal” e o “Desviante”
Evolução da Motricidade, Evolução do Cérebro e Habitat Específico
Principais Adaptações Hominídeas
Evolução Cultural e Desenvolvimento do Cérebro como Órgão de Comunicação e Aprendizagem
As Grandes Conquistas da Espécie Humana
Parte 2 – Ontogênese da Motricidade
- Abordagem Ontogenética
A Ontogênese da Ontogênese
Período Pré-Embrionário (da concepção ao primeiro mês)
Período Embrionário (do primeiro mês ao segundo mês)
Período Fetal (dos dois aos nove meses)
Vinte e Dois Axiomas da Ontogênese da Motricidade
Período Neonatal
- Abordagem Psicobiológica
O Estudo da Motricidade e a sua Importância no Desenvolvimento Psicológico da Criança
Tendências Filogenéticas
Hipóteses Sobre a Origem da Linguagem
Pressupostos Filogenéticos e Ontogenéticos da Comunicação Não Verbal
Desenvolvimento das Extremidades como Órgãos de Preensão e Exploração
Modificações Estruturais Craniodentárias Decorrentes da Dieta
Complexidade na Integração e Associação Interneurossensorial
Postura Bípede e Mudanças Consequentes no Esqueleto Craniano
Evolução Cultural e Desenvolvimento do Cérebro Como Órgão de Comunicação e Aprendizagem
- Abordagem Comportamental
O Movimento Como Forma de Comportamento
- Abordagem Psicotônica
Psiquismo, Motricidade e Tônus
- Abordagem Neurobiológica
A Função Tônica
A Atitude e o Equilíbrio
- Abordagem ao Desenvolvimento Postural
A Manutenção da Cabeça
A Posição de Sentado
A Posição Ereta
A Marcha
- Abordagem ao Desenvolvimento da Preensão
Estudo do Recém-Nascido
Estudo dos dois aos seis meses
Estudo dos seis aos doze meses
- Abordagem Biopsicossocial
Evolução da Motricidade em Wallon
- Dez Escalas de Desenvolvimento
Orientações Pedagógicas Para a Utilização das Escalas
APRESENTAÇÃO DAS ESCALAS DE DESENVOLVIMENTO
Parte 3 – Retrogênese da Psicomotricidade
- Gerontopsicomotricidade: Uma Abordagem ao Conceito da Retrogênese Psicomotora
Introdução ao Conceito de Retrogênese
Colocação do Problema
Metodologia
Administração da Bateria Psicomotora
Tratamento dos Resultados
Visão Geral dos Resultados
Análise Intragrupal
Análise Intergrupal
Discussão
Avaliações
Não há avaliações ainda.