Descrição
Currículo do organizador:
Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ(2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2002). Bacharel em Psicologia e psicólogo pela Universidade Santa Úrsula (2011). Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Helio Alonso (1982). Fonoaudiólogo pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (Uni IBMR -1978). Psicanalista com formação na Escola Brasileira de Psicanálise Movimento Freudiano e Psicomotricista educacional e clínico. Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. Atua como clínico na área de psicanálise com crianças, adolescentes e adultos; no campo fonoaudiológico e psicomotor atua com avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do desenvolvimento e da aprendizagem. É coordenador do curso de pós-graduação em Psicomotricidade na Educação e Saúde do IIBMR/ Laureate Universities desde 1992. Na área educacional e social, foi consultor, entre outros, da Fundação Gol de Letra (2007/2008), Fundação Projeto Rondon e vem desenvolvendo inúmeros trabalhos em saúde e educação em diversas áreas do Brasil por meio de instituições públicas (Secretarias Estaduais e Municipais e Ministério da Saúde) e privadas. O foco de estudos e pesquisas se situa no campo do Desenvolvimento, Psicanálise e Cognição, áreas da Saúde da Criança e do Adolescente. Publicou livros como autor e organizador e é autor de artigos em magazines, livros e revistas especializadas e indexadas, e de programas de TV na área da Saúde e Educação (TV Futura – Programa Viva Legal). A dissertação de mestrado teve como foco o brincar e sua relação com o desenvolvimento psíquico, sob uma perspectiva vygotskiana (área da Psicologia da Educação), com crianças institucionalizadas e não insititucionalizadas. A tese de doutorado investigou a construção e a função do conceito de fantasia em toda a obra freudiana e sua relação com o psiquismo e seus sintomas, a educação, a saúde, a sociedade e a cultura. Atualmente tem se dedicado a estudar e escrever sobre temas de Educação e Saúde, tais como, a agressividade na educação e na clínica da infância e da adolescência; a Psicomotricidade na Educação Infantil e na Saúde.
Sumário:
Apresentação
Regina Morizot
Introdução
Carlos Alberto de Mattos Ferreira e Ana Maria Heinsius
– Capítulo 1 –
A Agressividade na Clínica psicomotora sob a ótica psicanalítica
Carlos Alberto de Mattos Ferreira
– Capítulo 2 –
A Agressividade na Educação psicomotora sob as óticas psicanalíticas e construtivistas
Carlos Alberto de Mattos Ferreira
– Capítulo 3 –
Fundamentos Psicológicos da Psicomotricidade na Área da Saúde
Ana Maria Heinsius
– Capítulo 4 –
A Bioética no exercício profissional do psicomotricista
Juan Mila Demarchi
– Capítulo 5 –
Práticas Holísticas: A Contribuição dos Relaxamentos na Psicomotricidade
Yara Lacerda
– Capítulo 6 –
A Relaxação Bergès-Bounes como recurso na Clínica Psicomotora
Vera Lúcia de Mattos
– Capítulo 7 –
A Imagem Corporal e a Marca da Doença no Corpo da Criança
Suzana Veloso Cabral
– Capítulo 8 –
Reflexões Sobre o Sentido dos Sintomas Psicomotores
Izabel Bicudo
– Capítulo 9 –
O “Milagre” da Psicomotricidade
Marta Guedes
– Capítulo 10 –
Projeto Brincante: O Brincar no Ambiente Hospitalar
Ruth Helena Pinto Cohen, Márcia Fajardo de Faria e Vanessa da Cunha Magnan
– Capítulo 11 –
Os Benefícios da Educação Psicomotora: experiências em um Projeto Social
Júlio Maia Ferreira dos Santos e Patricia Cortes de Melo dos Santos
– Capítulo 12 –
A Psicomotricidade no Autismo Infantil: trabalhando o corpo por meio da Estimulação Sensorial
Raphaela Queiroz Marques
– Capítulo 13 –
Expressão Corporal: Uma Abordagem Psicomotora
Sabrina Toledo
– Capítulo 14 –
Envelhecendo com Sabedoria
Sonia Onofri de Oliveira
– Capítulo 15 –
O Cavalo como Elemento Facilitador do Desenvolvimento Psicomotor
Beatriz Berro
– Capítulo 16 –
Psicologias Corporais
Henrique J. Leal F. Rodrigues
Avaliações
Não há avaliações ainda.