Descrição
Currículo da autora:
Doutoranda em Psicologia (Universidade de Ciências Empresaryales y Sociales Argentina – AR). Bióloga. Psicopedagoga Institucional Clínica e Hospitalar. Especialista em Psicanálise Clínica. Técnica em Enfermagem, Contabilidade e Magistério, com estudos em Mediação de Conflitos Familiares, Arteterapia, Terapia de Casal e Grupos, PNL, Dificuldades de Aprendizagem com ênfase em Dislexia, TDAH. Consultoria Empresarial e Educacional. Conciliadora voluntária do CNJ – BA, Serrinha-BA. Participação e apresentação de trabalhos em Seminários, Congressos Nacionais e Internacionais. Palestrante, ministrante de cursos e autora de artigos e textos publicados na Revista Neurociências e Psicologia, webartigos.com.br e periódicos. Monitora de cursos na plataformawww.psicopegogavaleria.com.br. Associada à Associação Brasileira de Psicopedagogia, seção Bahia (ABPp-758), e Associação Brasileira de Dislexia (ABD-1332). Atua na clínica Psicopedagógica na Bahia. Desenvolve projetos e pesquisas no NECATI – Núcleo de Estudos Capacitação e Terapias Integradas. Cofundadora e membro do GAMDRF – Grupo de Apoio Psicanalítico a Mães com Dificuldades de Relacionamento com os Filhos (CEAAP).
Sumário:
PARTE I
Reflexões sobre a teoria psicopedagógica clínica
1- Compreendendo o que é a Psicopedagogia na clínica
2- Sobre o termo Psicopedagogia
3- Compreendendo o diagnóstico diferencial
4- Contribuições de áreas afins
5-Contribuições da abordagem Fenomenológica à clínica psicopedagógica
6- Psicopedagogia, Fenomenologia e subjetividade
7- Surgimento da Clínica Psicológica fenomenológica
8- Uma Perspectiva da Fenomenologia na Clínica Psicopedagóca – Filosofia existencial
9- O método fenomenológico na visão de Hurssel e Martin Heidegger
10- Destaque para a formação do psicopedagogo clínico
11- Psicopedagogia: teorias para prática
12- Um olhar psicopedagógico
13-O desenvolvimento moral segundo Piaget
14- Inteligências Múltiplas – Gardner
15-Psicopedagogia clínica em um viés Institucional – escola
16- O autoconceito no enfoque ontogênico
17- Psicopedagogia e o regulamento da profissão
Parte II
Reflexões da prática clínica psicopedagógica
Estudos de casos
18- Contribuições da Psicopedagogia no aprimoramento da sexualidade humana por meio da educação sexual no âmbito escola
19- Atuação da Psicopedagogia clínica e da família nas dificuldades de aprendizagem escolar
20- Dificuldades de aprendizagem, Dislexia: uma questão vários questionamentos
21- A importância da intervenção da Psicopedagogia clínica no diagnóstico de crianças com suspeita de TDAH
22- TDAH e a importância da ampliação do olhar do ensinante na comunicação com o aprendente
23- TDAH – A Escola e o processo de avaliação coerente – Psicopedagogia: Brincadeira é Coisa Séria!
24- Intervenção psicopedagógica, fonoaudiológica e Arteterapia na escola
Avaliações
Não há avaliações ainda.