Superando dificuldades ao brincar: uma abordagem responsiva! (Autismo parte 3)
Continuando na linha da postagem anterior, ambas as abordagens (Son Rise e Inspirados pelo Autismo) colocam quatro áreas do desenvolvimento para serem trabalhadas, devido ao fato de serem as mais desafiadoras pelo EA. São elas que irão nortear as necessidades da criança e ajudar para que o Facilitador (terapeuta que o atende) e os pais estabeleçam uma meta.
As áreas são:
- Contato Visual e Comunicação Não-Verbal: Contato Visual interativo; etc.
- Comunicação: Vocabulário; Tamanho da Sentença; Habilidade de conversação; etc.
- Período de Atenção Compartilhada: Duração; Frequência; Interação com Amigos; etc.
- Flexibilidade: Participação; variação; Flexibilidade e Espontaneidade.
A partir desse preceito, no acolhimento que o terapeuta faz com o pai, precisarão então estabelecer qual estágio do desenvolvimento que a criança está, para então poder saber que tipos de brincadeiras se usarão. Os envolvidos com a criança precisarão elencar em qual estágio de desenvolvimento a criança se encontra, sendo dividido em cinco estágios do desenvolvimento, cada qual possuindo respectivas demandas de comportamento (será apresentado na tabela no final do post).
Por final, você precisa de entusiasmo e gostar da brincadeira que você irá escolher de acordo com os objetivos a serem atingidos. Numa próxima postagem, irei exemplificar com algumas brincadeiras que podem ser feitas em cada área do desenvolvimento.
Contato Visual & Comunicação Não-Verbal |
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Estágio 1 |
Estágio 2 |
Estágio 3 |
Estágio 4 |
Estágio 5 |
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Função do Contato Visual
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Olha para os outros para iniciar ou continuar uma interação |
Faz contato visual para ter suas necessidades atendidas |
Utiliza contato visual para chamar a atenção para objetos ou eventos de |
Olha para manter a atenção dos outros |
Olha para avaliar os sinais sociais oferecidos pela outra pessoa |
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Expressões Compartilhadas
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Olha com breves episódios de expressão facial |
Sorri ou dá gargalhadas durante uma interação |
Imita algumas expressões faciais simples e exageradas |
Demonstra espontaneamente uma variedade de expressões faciais |
Responde adequadamente às expressões faciais dos outros |
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Comunicação Não-Verbal
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Move os outros de forma física para conseguir o que quer |
Faz gestos simples quando solicitada |
Faz gestos simples espontaneamente |
Utiliza gestos espontâneos para enfatizar/ilustrar a comunicação verbal |
Compreende, utiliza e responde a sinais |
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Comunicação Verbal |
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Estágio 1 |
Estágio 2 |
Estágio 3 |
Estágio 4 |
Estágio 5 |
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Vocabulário / Conteúdo
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Sons semelhantes |
Frases |
Sentenças |
Sentenças |
Sentenças |
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Elementos do Discurso
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Substantivos Verbos |
Adjetivos Preposições |
Artigos Conjunções |
Pronomes |
Uso fluente de todos os elementos do discurso oral |
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Clareza |
Parcialmente clara |
Geralmente clara |
Constantemente clara |
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Ciclos de Conversa |
N/A |
1 ciclo |
2 ciclos |
3-5 ciclos |
6 ciclos ou mais |
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Conteúdo da Conversa
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Solicitado |
Espontaneamente |
Faz |
Faz comentários complexos |
Faz comentários e perguntas reflexivas relacionados ao contexto |
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Faz / |
Faz / responde a perguntas complexas |
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Espontaneamente constrói sentenças originais |
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Função da Comunicação Verbal |
Para ter |
Para |
Para compartilhar uma experiência |
Para |
Para descobrir sobre as experiências internas de outros (pensamentos e |
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Para buscar informações pessoais de outros dentro de uma conversa |
Para compartilhar suas experiências internas (pensamentos e |
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Período de Atenção Compartilhada / Interativa (atenção compartilhada / |
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Estágio 1 |
Estágio 2 |
Estágio 3 |
Estágio 4 |
Estágio 5 |
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Duração |
Até 2 |
3-4 minutos |
5-9 minutos |
10-20 |
Duração (aproximadamente |
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Freqüência |
Até 3x / |
4x / hora |
5x / hora |
Até 5x / |
Continuamente |
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Tipos de Atividades |
Interage em atividades físicas |
Interage com uma pessoa em atividades simples que incluem objetos
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Interage em brincadeiras simbólicas (que utilizam imaginação)
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Interage em atividades que utilizam imaginação para representar papéis |
Interage em diversos tipos de atividades
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Flexibilidade |
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Estágio 1 |
Estágio 2 |
Estágio 3 |
Estágio 4 |
Estágio 5 |
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Flexibilidade |
Permite que você a auxilie dentro das atividades interativas e |
Permite variações periféricas nas atividades interativas |
Permite variações centrais nas atividades interativas |
Flexível |
Flexível |
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Participa |
Demonstra interesse |
Permite |
Espontânea |
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Participa |
Divide |
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Lidando com Estímulos Sensoriais |
Responde calmamente a ambientes que oferecem alto grau de suporte |
Lida fácil e calmamente com limites impostos dentro de um ambiente com |
Interage facilmente em um ambiente com grau médio de suporte |
Com ajuda, consegue lidar com a exposição a diferentes estímulos |
Lida fácil e calmamente com quase todas as transições para novos |
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Obs: Para adquirir qualquer habilidade relativa à flexibilidade em cada estágio, a criança deve também apresentar período de atenção compartilhada no mesmo estágio ou acima, tanto para “duração” como “ freqüência”.
A tabela abaixo sobre Choro / Birra / Choramingo não segue os Estágios 1-5. Utilize a tabela para acompanhar as comunicações da criança através de choro, birra e choramingo com o objetivo de ajudá-la a progredir para a comunicação verbal. |
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Comunicações através de Choro / Birra /Choramingo |
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Frequência |
Mais que 4x / hora |
1-4x / hora |
Menos que |
3-4x / dia |
Menos que 3 x /dia |
Comunica-se verbalmente e/ou com gestos claros e calmos |
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Duração |
Mais que 1 hora |
30-60 min. |
10-30 min. |
5-10 min. |
1-5 min. |
Menos que 1 min. |
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Qualidade |
Grita; Atira objetos; Bate a cabeça; Bate em si mesma e nos outros; |
Grita |
Chora |
Chora/ Choraminga |
Choraminga |
Leia os artigos anteriores:
“Superando dificuldades ao brincar: uma abordagem responsiva! (Autismo parte 1)”
“Superando dificuldades ao brincar: uma abordagem responsiva! (Autismo parte 2)”
By Leonardo Garcia
Hipnólogo e Psicólogo formado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá.