TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG)
O QUE É
Conforme conceito da APA (American Psychiatric Association, 2000) contida no DSM IV, TAG é considerado um transtorno de ansiedade caracterizado por ansiedade e preocupação excessivas e crônicas relacionadas a diversas situações e atividades.
Pode-se complementar que estas preocupações são generalizadas e demasiadas se comparadas com as reações de demais pessoas nas mesmas situações.
SINTOMAS
Alguns sintomas são identificados:
- Dificuldade de concentração
- Sensação de falta de ar
- Palpitações
- Irritabilidade
- Dificuldades com o sono
- Inquietação
- Tremores
- Fadiga
- Sensação de “branco” na mente
Alguns sintomas como diarreia, sudorese, náuseas, micção frequente, entre outros podem estar associados demonstrando a potencialidade do quadro.
CAUSA
Estudos relacionam fatores psicológicos e ambientais como possíveis causas do desenvolvimento da TAG. Pacientes muito tímidos e intolerantes a frustrações e perdas, podem ter maior facilidade em desenvolver a doença, bem como aqueles que vivenciaram situações traumáticas e indesejáveis.
DIAGNÓSTICO
Para que o diagnóstico seja fechado é necessário que o indivíduo preencha alguns critérios conforme DSM V:
- Preocupação excessiva, crônica e invasiva;
- Estar presente na maioria dos dias há pelo menos 6 meses;
- As preocupações são difíceis de controlar;
- Deve estar associada há pelo menos 3 sintomas de ansiedade;
- Deve causar sofrimento clínico significativo;
- Aparente prejuízo no funcionamento social ou ocupacional.
** Outras especificações, consulte o DSM V.
PREVALÊNCIA, CURSO E COMORBIDADES
Estudos mostram que a maioria dos casos tem início do final da adolescência até aproximadamente 30 anos de idade e tem características de cronicidade.
Entre as comorbidades mais comuns estão a depressão maior, fobia social, fobia específica e transtorno de pânico. Outras patologias poderão desenvolver, porém em menor prevalência.
TRATAMENTOS
A medicação e a psicoterapia devem estar associadas para um melhor resultado terapêutico.
Cabe ao terapeuta auxiliar o paciente a desenvolver habilidades para enfrentar os sintomas da doença em especial sua ansiedade antecipatória e visão negativa e catastrófica das situações.
Da mesma forma que a Fobia Social, o treino em relaxamento no TAG é uma das técnicas que poderá ser utilizada, porém, não tem tanta eficácia como em outros transtornos de ansiedade. A hipnose pode ser utilizada para facilitar este processo, focando também no treino respiratório e induções.
Referencial
Beck, Aaron. Clark, David A. Terapia Cognitiva para Transtornos de Ansiedade: ciência e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012.
http://rnp.fmrp.usp.br/aulas/TRANSTORNO_DE_ANSIEDADE_GENERALIZADA-Texto.pdf
www.abc.med.br/p/psicologia..47.psiquiatria/220225/transtorno+de+ansiedade+generalizada+o+que+e.htm